segunda-feira, 21 de outubro de 2013

#3 brainstorming

10 out 2013


No seguimento da proposta de trabalho da análise e critica de um capítulo ou livro que se relacione com a disciplina ficam aqui alguns exemplos de livros/autores que achei interessantes como pesquisa para o trabalho e para futuras publicações aqui no blog:

+ Victor Papanek, "Arquitectura e Design" - cap.4, sentir a habitação, pg.83
+ Gui Bonsiepe, "Del objecto à la interfase"
+ Donald A. Norman, "The Design of Everyday Things"
+ Otl Aicher, "El mundo como proyecto" - charles eames, pg.59 e la firma, pg.117

Nesta aula procedemos também à realização de um mapa conceptual em grupo do que para nós simboliza o Design de Interiores desde a  forma prática até à simbólica.

Como introdução e inspiração partimos da análise de um excerto da tese da prof. Katja Tschimmel - cap. 6.1, sobre a noção de "Design" - de onde retirei a citação de Kees Dorst que orientou o início da criação do mapa conceptual:

"Várias são as abordagens possíveis para compreendermos o Design (...). Estas diferentes perspectivas assentam em visões do mundo estruturalmente diversas. Os racionalistas contra os intuitivos, os solucionadores de problemas contra os aprendizes, os idealistas contra os pragmáticos. "




Dito isto, fizemos um brainstorming de palavras e conceitos que para nós resumem e caracterizam o Design de Interiores:

Criatividade - acção - reflexão - comunicação - configuração - produção

Homem - pensamento - acção - evolução - permanente mudança - investigação - mercado - público-alvo - universalidade - individualidade

Designar - indicar - dispor - ordenar - plano - projecto - esquisso

Interface - identidade - linguagem visual - consumo - serviços - produto

Funções: construtiva - estética - simbólica

Cor - forma - dimensão - materiais - texturas - sons - cheiros

+ Culturas
+ espaços interior/exterior
+ pormenores
+ época/ estilo
+ tendências
+ inspirações: eames - corbusier - aalto - mies - meyer - wright - siza - dixon

Relação entre todas as áreas: designer - equipa - empresário - outras áreas de Design - psicólogos - contabilista - etc...

A relação entre todos estes conceitos simboliza de forma resumida a dimensão ambígua e quase infinita que compõe a prática do Design de Interiores. Abordamos desde a mais básica linha recta até à mais complexa curva.
Desde a escolha do candeeiro até conhecimentos sobre electricidade. Desde a escolha da cor da parede até conceitos sobre a influência da cor nos espaços. Ergonomia, geometria e estética. A emoção do espaço e a utilização prática do mesmo.

Design de interiores é destruir para Construir e construir para evoluir.