quarta-feira, 13 de novembro de 2013

#5 Design e Ciência

24 out 2013



Ciência do Design ou Ciência para o Design??



É interessante perceber a evolução que a discussão sobre Design sofreu, desde a épica discussão entre racionalismo vs emoção até actualmente a discussão ambígua sobre a possibilidade do Design possuir uma ciência própria ou como até agora basear-se em outras ciências como a ergonomia, percepção, engenharia, etc..


Para isso é preciso à partida perceber o que significa ciência e o que significa design propriamente dito. 

"Design é uma actividade criativa, orientada para a acção inerente à evolução do Homem,..." 

"Tudo é design" Moura


“O designer é uma nova espécie de artista, um criador capaz de entender todas as formas de necessidades: não por ser um prodígio, mas porque sabe como abordar as necessidades dos homens de acordo com um método bem definido”. Gropius

“É alguma coisa que existe em todas as sociedades, mas diferentemente em cada uma. Para entender este aspecto da sua função no mundo, não é necessário encontrar uma definição concisa e de aplicação universal, mas sim desenvolver a capacidade de observar a riqueza do conceito, de estar atento aos múltiplos aspectos que ele pode assumir e de apreciar as várias necessidades humanas que o design pretende servir. É útil conhecer o maior número possível de definições porque, ao longo da História, os homens enalteceram as virtudes e os vícios mais contraditórios, nas sociedades, nos edifícios e em tudo o que produziram.” Baynes


Ciência por sua vez:

• Acumulação de conhecimentos sistemáticos
• corpo de conhecimentos consistindo em percepções, experiências, factos certos e seguros

O que cria aqui o problema do Design como ciência porque um criador, um pensador, um projectista tem em si algo de subjectivo, de emotivo e pessoal. 
Mas também a ciência está em constante interrogação e mudança...

• estudo de problemas solúveis, mediante o método científico
Os designers sempre usaram o método tentativa-erro

• forma sistematicamente organizada do pensamento objectivo
Mas o ser humano tem sempre em si um lado subjectivo e emotivo que vai sempre influenciar, logo podemos dizer que os conceitos de ciência têm algumas refutações que se aproximam mais do Design e que até os interligam tornando possível assim pensar em Design como ciência. 

Ciência esta organizada rigidamente sob três aspectos: 
• estrutura
• conteúdo 
• método 
E o Design, possui também estes 3 aspectos?? 
Temos estrutura, organizamos os nossos cursos, livros e faculdades/escolas; Temos conteúdo, desde a antiguidade até ao contemporâneo o conteúdo só vai aumentando; E temos método, em formas de pesquisa, treino e experimentação muito próprias para cada área. 

Pensamos então no Design como uma ciência! Mas que tipo de ciência? 

+ ciência pura/formal? (Lógica+matemática) 
+ ciência real/aplicada/empírica (totalidade das ciências humanas, naturais e sociais)

Onde nós encaixamos então? 

C. Natural = conhecimento sobre os mecanismos do mundo natural 
C. Sociais = conhecimento do comportamento humano em sociedade 
C. Humanas = conhecimento sobre o efeito da conjugação dos meios concepção estética e semântica e do seu significado

Tudo isto esta presente no Design, pelo que podemos dizer que... 

DESIGN = CIÊNCIA INTERDISCIPLINAR + HOLÍSTICA que contribuí para o estabelecimento de relações entre várias ciências. 

Nos dias de hoje em que se faz uso do design para as mais diversas actividades como enriquecidor das mesmas, é preciso pensar como podemos caracteriza-lo para ser estudado e respeitado em todas as suas áreas e interacções. 

A disciplina do Design sofreu algumas mudanças fazendo passagens e mutações desde style — form+function — problem solving — framing influenciando e resultando nos dias de hoje na possibilidade de o classificar em 4 grandes grupos - 2D/3D/4D/5D - que se interligam e completam entre si. 

A foto abaixo foi o resultado do gráfico feito na aula, onde colocamos e relacionamos as várias vertentes e sub-vertentes no Design actual "encaixadas" no respectivo espaço.