07 nov 2013
Sem criatividade não há design!
O design, seja ele gráfico, de produto ou no meu caso de interiores, tem como papel identificar e resolver problemas, ou seja, ou criar novo ou resolver o existente de forma prática, estética e funcional. Para estas duas opções não há dúvidas que a criatividade do projectista tem um papel essencial na resolução da proposta, pelo que no Design, a criatividade está em todo o lado e todos os estímulos de tudo o que nos rodeia alimentam essa mesma inspiração e criatividade.
"a vida é criativa"
"a criatividade é uma das características do universo no qual nos coube existir"
"o agente criativo (que podemos substituir no nosso caso por projectista/designer) é aquele que explora os mecanismos fundamentais da criatividade, seguindo um método pré-definido ou aleatoriamente através da tentativa erro"
Os artistas são mais inclinados a utilizar a experimentação aleatória, enquanto os cientistas preferem seguir uma metodologia.
E os designers??
+ Existe uma liberdade criativa em Design!?
Como designers estamos habituados a saber de tudo um pouco, a escolha que fizemos de seguir esta profissão, provém da nossa necessidade de saber mais e de tudo um pouco, de querer descobrir e perceber, de reutilizar ou repensar desde o pormenor ao todo, pelo que quando chega a hora de criar, somos livres!
A partir desta mesma liberdade inventamos ou ré-inventamos o que conhecemos. O que fazemos com tanta liberdade? Talvez seja bom haver condicionantes, é mais fácil pensar a partir de um conceito ou premissa que inspire o projecto, porque demasiada liberdade normalmente resulta em confusão e demasiada informação.
Os mecanismos fundamentais da criatividade e do design são:
1. Evolução
2. Combinação (material/gráfica)
3. Mutação (acidentes/acaso que interveio na nstureza)
Um exemplo de mutação é o urinol de Duchamp que passou de ser um dos equipamentos mais privados na intimidade humana, para ser exposto num museu como obra de arte.
Estamos perante uma mutação material e semântica que depois dá origem à descaraterização do objecto e da sua função.
Surge aqui o DESIGNER COMO AUTOR!
Neste caso há duas formas de promoção e de fama:
+ o designer tem nome e promove o produto
+ o produto ganha fama e promove o designer
Muitas empresas fazem uso destas estratégias, pelo que temos o exemplo da H&M que utiliza designers de moda conhecidos ou simplesmente artistas, para promover e fazer a imagem de certos produtos e colecções que conferem às roupas um certo carisma e importância pelo nome a que estão associadas.
Um exemplo do contrário, foi o sucesso de Phillip Starck que a partir dos seus produtos revolucionou o mundo do design e tornou-se um dos ícones e inspirações contemporâneas conjugando arte e design.
Também a Alessi utiliza os produtos para promover os seus designers e torná-los únicos.
=
+ designer como superstar
O artista ou projectista é por si só é a estrela e o centro das atenções e a sua postura carismática resulta na promoção do produto que cria.
Temos a perspectiva do designer como autor em oposição à obsessão científica.
Designer = Artista = Empreendedor
+ Designer = design object
Neste caso o próprio designer faz parte do projecto e dá a cara no mesmo, tornando-se ele próprio o objecto do design
Ex: sagmeister
ex2: Phillipe Starck
Ainda não sei que tipo de designer pretendo ser, nem sei o que o futuro me reserva profissionalmente. Talvez todos os designers devam ter em si um bocadinho de superstar, um bocadinho de autor, um bocadinho de produção em massa e quem sabe talvez um bocadinho de design object!
É importante perceber a forma como cada fase do nosso trajecto vai influenciar o trabalho que pretendemos que influencie também outras pessoas.
Eu pessoalmente gostaria de experimentar todas estas fases mas no fim do dia, ser definida não por uma label ou pelo estatuto que ela tem, mas sim pelo bem-estar e personalidade que cada espaço criado por mim provoca.
Não quero fazer diferente, quero sim conhecer, moldar e criar espaços, influenciar-me por génios, cheiros e músicas.
Try harder. To be stronger and better.