quinta-feira, 5 de junho de 2014

#12 design global / local


DESIGN GLOBAL

A partir do momento em que há contacto entre culturas, e troca de informação dá-se a globalização.

“Sem inovação na área tecnológica não havia globalização” Angeli Sachs


SIMBOLOS DO MUNDO GLOBAL
telemóveis | computadores | viagens low cost

O mundo é visto como uma aldeia global (global village)

No exemplo mais prático da internet:
> 1995 _ 0,7% da população está conectada
> 2005 _ 15% da população conectada
> 2015 _ 75% da população vai estar conectada

Esta globalização tem como consequências a modificação dos hábitos de alimentação, as técnicas de produção, e os valores culturais.
Tornando assim possível adaptar o Design em qualquer espaço. A globalização começa a surgir logo após a revolução industrial, sobretudo nas grandes cidades. Nasce num determinado país, mas consegue alcançar novos mercados no exterior, globalizando assim o seu produto, provocando uma unificação, estilos neutros, sem identidade histórica e cultural.

Um exemplo de ícone culinário da globalização é o sushi! Em Portugal, começou com um pequeno nicho e agora, para além de fazerem parte das rotas turísticas de onde comer, também há cursos de como fazer homemade, restaurantes especializados em Portugal com sushiman portugueses.

 restaurante/café_baixa 22




IKEA | SHOPPINGS | HOTÉIS

O Ikea demonstra como o mesmo produto se adapta a todas as casas de todo o mundo, como o usuário se apropria de um design low-cost e o torna único e seu. Mas ao mesmo tempo existe o senão, em que todas as casas se tornam iguais e massificadas, qual a probabilidade de à 30 anos atrás o meu vizinho ter o mesmo móvel que eu? E se essa probabilidade é pequena então qual a possibilidade de um jovem sueco ter exactamente esse mesmo equipamento?


Um dos exemplos de como o design se manifesta no mundo global é o da nespresso, em que permite ao usuário beber café latino em todos os países de todos os continentes, com um design apelativo, que convida a experimentar e trazer para casa.
Outro dos exemplos é o da Super Bock que sendo uma cerveja portuguesa tem por toda a Europa uma posição de eleição no mundo das bebidas sendo considerada umas das melhores e mais apetecíveis, estando muito ligada também ao design português, com campanhas e cartazes que permanecem na memória e na cidade.

Também os shoppings conseguem reunir no mesmo espaço produtos de todo o mundo, de todas as culturas e lojas que existem do outro lado do mapa.

No que toca aos interiores, o Hotel Pestana tem carimbo português mas expandiu-se por todo o mundo.
Um interior nos Estados Unidos pode ser facilmente aplicado em solo português, sem sofrer desadequação, mas também em qualquer outro lugar, pois a capacidade do design global é mesmo esta, habitua-se e harmoniza-se facilmente, sem se deixar contaminar pela cultura e país que a rodeia.

 Pestana Hotel, Portugal

Pestana South Beach art deco, USA


DESIGN GLOCAL

No que diz respeito ao design Glocal, é a interacção entre o global e o local que leva a identidades hibridas.
Um exemplo disso é o shopping Sta. Catarina, onde existe a reprodução das casas típicas portuguesas.



Também o McDonalds que existe em todo o mundo, possui em Portugal uma variedade de sopas portuguesas e um design interior moderno e apropriado à cidade.

Este conceito contempla misturas de culturas globais modernas e locais tradicionais, mistura entre as culturas e as suas práticas. Neste caso o Design pretende ser moderno, pretende sim inovar, mas nunca sem cortar com a tradição e cultura do local onde se insere, muito pelo contrario, serve para identificar e tornar único, de forma a que só se adapta aquele local especifico e não tem lógica em qualquer outro lugar do mundo. Pertence ali, identifica-se ali, naquela região, naquele espaço, naquelas cores, cheiros, simbolos e materiais.

Alguns exemplos são o das fachadas das casas portuenses, que para além de património fazem parte da imagem e cultura da cidade, também os desenhos dos azulejos portugueses com os padrões coloridos, preenchem os interiores dos espaços, identificando um estilo, um país, uma cidade. 


casinha boutique café, boavista, porto